terça-feira, 1 de julho de 2014

                            Ultima parte do relatório.

(A) Através de desenhos, fotos ou vídeos ensine como construir um telefone de Latinha vitorioso.

Aqui estaremos ensinando a construir um telefone de latinha, igual ao do grupo, qual não foi vitorioso, porém nos demos bem na competição.

1º- Pegue um par de copos plásticos(pode usar diversos tipos de copos, latinhas, recipientes).

2º- Pegue um barbante, de preferência fino, e pegue 10m e alguns centímetros para que você possa dar um nó no fundo do copo.

3º- Faça um furo no fundo de cada copo. O tamanho do furo: o suficiente para o barbante passar. Use uma tesoura, ou uma faca para fazer o furo.

4º- Passe o barbante no furo, e de um nó, e veja se esta bem travado.

Pronto, esta feito o telefone, agora é só esticar e começar a falar. Se mesmo com a explicação estiver com dúvida, assista o vídeo abaixo.




(B) Cite 5 conceitos físicos presentes no experimento e explique a relação dos conceitos dentro do experimento.

Ondas: As ondas sonoras (ondas mecânicas) precisam de um meio material para se propagar (no caso, o barbante), graças a ela que o sim é propagado;

Som: é por meio dele (juntamente dos demais conceitos) que torna-se possível ouvir  as palavras. o sentido do experimento é conseguir ouvir e captar corretamente as palavras, ou seja, o som é de extrema importância;

Intensidade: é por meio dela que determina-se a emissão do som, se a pessoa fala utilizando uma baixa intensidade de voz, e uma alta tensidade, á mudanças notáveis na recepção da voz.

Timbre é característica sonora que nos permite distinguir sons da mesma frequência que foram produzidos por fontes sonoras diferentes. O timbre da voz humana é diferente do timbre de um piano que é diferente do de um violino, mesmo que tenham a mesma frequência. Isso que nos permite diferenciar o som da voz humana de qualquer outro som que possa se propagar através do fio do telefone.

A velocidade de propagação de uma onda sonora não depende da sua frequência, mas, sim, exclusivamente, do meio em que ela se propaga. Assim, podemos dizer que, em determinado meio, as ondas sonoras se propagam com a mesma velocidade. Esse conceito pode interferir muito no funcionamento do telefone, uma vez que dependendo do fio utilizado para sua construção, a onda sonora pode chegar mais rapidamente ao ouvinte.


(C) Indique a função de cada elemento do grupo (de maneira detalhada) no projeto do telefone de Latinha.

Ambos ajudaram com a construção e com os objetos utilizados no projeto. Nos momentos de competição realizados na escola, João Pedro era responsável por transmitir a mensagem, e Pedro era responsável por ouvir a mensagem. Ao lado do João Pedro ficava a Letícia, que falava a mensagem que deveria ser transmitida para o outro lado, junto com Pedro ficava o Guilherme, anotando o que o Pedro ouvia.

D) Responda características físicas do experimento:

D1: Qual a frequência da voz humana?

A voz do homem tem frequência que varia entre 100 Hz e 200 Hz e a da mulher, entre 200 Hz e 400 Hz.

D2: Qual a velocidade do som no ar?

A velocidade do som no ar é de aproximadamente 346 m/s

D3: Qual o comprimento de onda da voz humana?

Uma vez que o comprimento de onda é medido através da razão entre a velocidade do som e a frequência, o comprimento de onda da voz humana é entre 3,46 m e 0,85 m.

Retirado de: http://ww2.unime.it/weblab/awardarchivio/ondulatoria/acustica.htm#Produção do Som


(E) Por que o seu telefone de latinha é o melhor?

Não vamos falar que o nosso é o melhor, mas sim um dos melhores. Em todos os momentos de competição o grupo conseguia se comunicar através do nosso projeto, e com isso conquistávamos pontos em todas as diversas competições incluindo esse projeto. Mas o que fez o grupo se dar bem, foram as 2 pessoas que se comunicavam, pois segundo o nosso Professor, quem já conversa a muito tempo teria um certa facilidade pra intender o outro nesta competição, e isso facilitou bastante o desempenho do grupo.

(F) Cite problemas e soluções durante o trabalho?

O pior problema que enfrentamos foi o de ter tentado logo de primeira com a latinha de coca, isso acabou prejudicando o grupo de certa forma na competição, porque deixamos de ganhar mais pontos. Como solução trocamos os materiais, ao invés de latinha de coca-cola, usamos copo descartável, e usamos um barbante mais fino do que o do primeiro telefone construído pelo grupo.

(G) Conclua o trabalho

Concluímos o projeto falando, que se você quer um telefone decente precisa realizar alguns testes, com diferentes materiais. Conseguimos identificar conceitos físicos dentro dessa brincadeira antiga. E foi um projeto legal, pois todos os grupos da sala queriam conquistar a vitória, e isso fez com que a competição ficasse, e ficou, bastante acirrada, assim, deu pra perceber que apenas um brinquedo antigo pode ser motivo de uma competição de física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário